Programa Fellowship da ICANN

Programa Fellowship da ICANN – Fazendo a Diferença

O programa Fellowship busca criar uma base mais ampla e regionalmente diversificada de constituintes qualificados por meio da divulgação em regiões menos desenvolvidas do mundo a fim de promover o desenvolvimento de capacidades dentro do Modelo de Múltiplas Partes Interessadas da ICANN. A participação no programa em um Encontro da ICANN é uma experiência de “tramitação rápida” de envolvimento nesse modelo de comunidade, com apresentações elaboradas para facilitar o entendimento das muitas partes da ICANN e, ao mesmo tempo, proporcionando oportunidades de criação de redes de relacionamentos e promovendo a interação com a equipe e líderes da comunidade. A equipe da ICANN e o comitê de seleção mantêm uma regra de “3x” para receber esse subsídio. O pensamento implícito é que as pessoas que participam pela primeira vez são novos aos encontros e/ou à comunidade da ICANN. Por isso, elas não aproveitarão plenamente todas as oportunidades nem entenderão todos os assuntos sendo trabalhados pela comunidade. Em um segundo fellowship, as pessoas estarão mais bem preparadas e terão mais conhecimento sobre o processo, o que oferece uma oportunidade para aumentar a rede de relacionamentos e a chance de encontrar o seu “lugar” na ICANN. Depois disso, é proporcionada uma última experiência do fellowship voltada para a mentoria, capacidade de liderança e formulação de metas para participações futuras. Para receber mais de um fellowship, o participante deverá mostrar crescimento no seu setor escolhido e maior envolvimento e participação na sua região, bem como na comunidade da ICANN. A expectativa é que os beneficiários se “formem” no programa para participarem na ICANN de maneira mais visível, por meio da divulgação em sua região, como membros de um grupo de trabalho, ou como um participante ativo e possível líder em uma SO (Supporting Organization, Organização de Apoio), AC (Advisory Committee, Comitê Consultivo), grupo constituinte ou grupo de partes interessadas da ICANN. Os beneficiários do auxílio do programa são atualmente membros atuantes do GAC (Government Advisory Committee, Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais), da ccNSO (country code Names Supporting Organisation, Organização de Apoio para Nomes de Domínio com Código de País), do ALAC (At-Large Advisory Committee, Comitê Consultivo At-Large), do SSAC (Security and Stability Advisory Committee, Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade) e da GNSO (Generic Names Supporting Organization, Organização de Apoio a Nomes Genéricos), com representações em seus diversos grupos de partes interessadas, grupos constituintes e conselhos.



O que é um fellowship da ICANN e para quem se destinam?

O Programa Fellowship fornece um subsídio para pessoas que são membros da comunidade da Internet e que ainda não puderam participar nos processos da ICANN e nas organizações constituintes. Em alguns casos, um subsídio limitado continuado é fornecido para pessoas que já participaram anteriormente, mas precisam da oportunidade de implementar uma agenda pertinente a um encontro específico (e ainda atender aos critérios do programa). Este programa inclui a averiguação de rendimentos. Os candidatos devem ter cidadania em países economicamente elegíveis. Usamos uma combinação da classificação do Banco Mundial de economias baixa, média inferior e média superior, juntamente com dois (2) agrupamentos da ONU para nações em desenvolvimento e menos desenvolvidas: http://www.unohrlls.org/en/sids/44/, http://www.unohrlls.org/en/ldc/25/ que se baseiam em critérios distintamente diferentes que vão além do ponto de vista economicamente determinístico do Banco Mundial. O fellowship abrange o custo de passagens áreas na classe econômica e do hotel, bem como o fornecimento de uma remuneração após a conclusão do programa com o objetivo de ajudar com algumas despesas básicas do beneficiário. Os beneficiários deverão contribuir ativamente para os processos da ICANN e integrarem a próxima geração de liderança da ICANN.


Como os fellowships são concedidos?

Os fellowships são concedidos por um comitê de seleção independente com base em uma combinação de critérios, incluindo a experiência e referências do candidato, proximidade geográfica do encontro, recebimento anterior de um fellowship, etc. Para obter mais informações, consulte os Termos e Condições.

É possível que a ICANN não consiga fornecer fellowships para todos os candidatos qualificados. Em caso de disputas ou de candidaturas semelhantes, as decisões finais serão tomadas pelo comitê de fellowships.


Quem pode se candidatar e receber um fellowship?

  • O programa é destinado principalmente a pessoas que são novas ao ambiente da ICANN ou que ainda não participaram de um encontro presencialmente. Suas origens são diversificadas: governos, a comunidade de ccTLDs, comunidade acadêmica, setores civil e corporativo, bem como instituições sem fins lucrativos. Essas pessoas NÃO devem estar envolvidas nem associadas a outros programas de auxílio viagem da ICANN no momento da seleção.

    • Para serem elegíveis, os candidatos devem ter cidadania em um país com renda baixa, média inferior ou média superior, de acordo com as classificações econômicas listadas anteriormente.
    • Os candidatos qualificados terão demonstrado:
      • A capacidade de utilizar as experiências adquiridas por meio do fellowship para tornar-se parte da próxima geração de líderes da ICANN
      • Uma função ou interesse no espaço da Internet
      • Interesse em contribuir para:
        • Os processos de desenvolvimento de políticas da ICANN;
        • A rede de ex-participantes do fellowship da ICANN;
        • Uma função de liderança na promoção de interesse local na ICANN;
        • Uma organização de apoio, comitê consultivo, grupo de partes interessadas ou grupo constituinte da ICANN.

Perguntas Frequentes

Posso enviar informações separadamente para o departamento de fellowships se não puder fornecê-las a tempo para a inscrição?

O sistema de inscrição on-line é o único método que você pode usar a fim de se inscrever para um fellowship da ICANN. Todas as informações solicitadas na inscrição deverão ser incluídas nesse formulário on-line. NÃO SERÃO ACEITAS INFORMAÇÕES NÃO INCLUÍDAS NO FORMULÁRIO ON-LINE NEM APÓS O ENCERRAMENTO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES.

Quem analisará as inscrições e como os fellowships são escolhidos?

Um comitê de seleção independente analisará todas as inscrições elegíveis e as classificará de acordo com os critérios de seleção dispostos na página da Web do programa Fellowship. Um peso adicional será dado aos candidatos elegíveis que atenderem aos requisitos mínimos do programa e residirem na região na qual será realizado o encontro da ICANN para o fellowship específico. O Programa Fellowship dará subsídios para aproximadamente 45 participantes para cada encontro da ICANN realizado em um ano fiscal. Os candidatos elegíveis e que atenderem aos requisitos mínimos são selecionados para serem incluídos nesse orçamento.

Como saberei se recebi um fellowship?

Os candidatos aprovados são anunciados no site da ICANN, aproximadamente doze semanas após o encerramento das inscrições on-line. Essa será a única comunicação disponibilizada a todos os candidatos. Os candidatos aprovados também receberão um e-mail e uma carta de confirmação no momento da publicação. Ela deverá ser respondida em até uma semana após o recebimento declarando que o candidato aceita o fellowship. Se o candidato não aceitar o fellowship, uma lista já estabelecida de candidatos alternativos será usada para preencher a vaga.

Preciso fazer uma nova inscrição para cada rodada de fellowships?

Você deve fazer uma nova inscrição a cada rodada de fellowships. Sem exceções.

Quantas vezes posso receber subsídios de fellowships?

A equipe da ICANN e o comitê de seleção mantêm uma regra de “3x” para receber esse subsídio. O pensamento implícito é que as pessoas que participam pela primeira vez são novos aos encontros e à comunidade da ICANN. Por isso, elas não aproveitarão plenamente todas as oportunidades nem entenderão todos os assuntos sendo trabalhados pela comunidade. Em um segundo fellowship, espera-se que você esteja mais bem preparado e tenha mais conhecimento sobre o processo, o que oferece uma oportunidade para aumentar a rede de relacionamentos e a chance de encontrar o seu “lugar” na comunidade da ICANN. Um terceiro fellowship exigiria mais do beneficiário, inclusive a mentoria de outros participantes, apresentações para criar e compartilhar, bem como a solidificação de outros meios de suporte para encontros futuros por meio da participação e da afiliação em um dos ACs ou SOs da ICANN.

Como o meu deslocamento será coberto?

Todas as despesas de deslocamento, inclusive passagens aéreas e hospedagem, serão agendadas e pagas pela ICANN diretamente. Outras despesas adicionais serão de responsabilidade do beneficiário.

Como funcionará a remuneração?

Todos os beneficiários são elegíveis para receber uma remuneração fixa que não excederá US$ 500,00. As remunerações são fornecidas aos beneficiários por transferência bancária após a conclusão do programa Fellowship no encontro da ICANN frequentado.

Preciso de um seguro?

A aquisição e o pagamento de qualquer seguro, incluindo, entre outros, seguro viagem, são de responsabilidade única e exclusiva do beneficiário. É recomendado ter a comprovação do seguro em mãos.

Gostaria de acrescentar outros roteiros de negócios ou pessoais à viagem. O que devo fazer?

Consulte as Diretrizes de Apoio a Viagens da ICANN.

Que documentos são necessários para a viagem?

  • Um passaporte válido **.
  • Os documentos de viagem exigidos pelo seu país de origem.
  • É possível que o país onde será realizado o encontro da ICANN exija um visto. É muito IMPORTANTE verificar com o consulado local.
  • Vistos de trânsito podem ser exigidos para fazer conexões em certas cidades ou países. Verifique com o consulado local.

**Todos os documentos de viagem devem estar consistentes com o nome no seu passaporte válido**


Visão geral

O que é a ICANN?

A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet. Eles incluem nomes de domínio (como .org ou شبكة [“web/rede” em árabe]) e códigos de países (como .UK), bem como os endereços usados em uma variedade de protocolos da Internet. Os computadores usam esses identificadores para se conectarem pela Internet. O gerenciamento cuidadoso desses recursos é vital para a operação da Internet. As partes interessadas globais da Internet se reúnem regularmente para desenvolver políticas que garantem a segurança e a estabilidade contínuas da Internet.

O DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio) e os sistemas de endereçamento IP (Internet Protocol, Protocolo da Internet) dependem de opiniões e perspectivas globais a fim de garantir a continuação do seu funcionamento de maneira estável e segura. O programa de fellowships da ICANN ajuda a garantir que as vozes de todas as regiões do mundo tenham a oportunidade de fornecer essas opiniões.