Plano Estratégico

O valor central da ICANN é nosso compromisso com a abordagem ascendente, com várias partes interessadas. Ele define nossa comunidade e suas atividades. Temos um compromisso com essa abordagem porque acreditamos que a inclusão global, a transparência e a responsabilidade são essenciais para ter a confiança das partes interessadas em todo o mundo e cumprir nossa missão. A ICANN trabalha para ser uma administradora exímia, responsiva e respeitada do interesse público, garantindo a cooperação e a colaboração abertas e eficientes entre nossas partes interessadas. Esse trabalho colaborativo resulta em um objetivo comum compartilhado: uma só Internet, interoperável, com o apoio de sistemas estáveis, seguros e resilientes de identificadores exclusivos. A Internet continua sendo um recurso compartilhado globalmente, diferente de tudo que já existiu no mundo. Ela impulsiona mudanças praticamente contínuas em tudo o que toca na sociedade.

O impacto dessas mudanças é ampliado pelo seu alcance cada vez maior. Nós, a comunidade da ICANN, precisamos estar preparados não só para acompanhar essas mudanças, mas para estar à frente delas em relação ao impacto que causam nos sistemas de identificadores exclusivos.



Informações básicas

Em 17 de outubro de 2012, os membros da comunidade da América Latina e Caribe reuniram-se no encontro ICANN 45 em Toronto para discutir sobre um plano estratégico para a região. Pela primeira vez, representantes regionais de cada grupo constituinte ou de partes interessadas se reuniram para falar sobre um plano preliminar que foi concebido durante o encontro da ICANN em Praga.

O Plano é o resultado da contribuição da comunidade e de consultas com todas as partes interessadas relevantes na região da América Latina e Caribe. Importantes contribuições e orientação foram fornecidas pelas Estruturas At-Large trabalhando na LACRALO, governos que participam do GAC, setor privado representado na GNSO, membros anteriores da Diretoria e líderes de organizações regionais, como o LACNIC e LACTLD, também conhecido como Comitê Gestor.

Seis meses depois, em 10 de abril de 2013, durante o encontro ICANN 46 em Pequim, a versão final do Plano Estratégico de Participação da LAC foi apresentado pelo Comitê Gestor.

Conheça os membros do Comitê Gestor lendo o Plano Estratégico completo aqui