Organizações regionais da América Latina e Caribe

LACNIC

O Registro de Endereços de Internet da América Latina e Caribe é uma organização sem fins lucrativos que busca garantir a estabilidade da Internet em nossa região e promover sua expansão como ferramenta para o desenvolvimento social, cultural e produtivo, com base em um sistema de gerenciamento neutro, aberto, transparente e participativo.

http://lacnic.net

ALAI

ALAI é uma associação civil de caráter internacional sem fins lucrativos que visa pensar e desenvolver a Internet na América Latina e o Caribe. Os nossos valores fundamentais são a liberdade, a educação, a inovação, o empreendimento, o crescimento econômico e o empoderamento dos usuários.

www.alai.lat

ARIN

Registro Americano para Números na Internet Esse RIR (Registro Regional da Internet) gerencia a alocação e o registro de recursos numéricos da Internet na América do Norte e em partes do Caribe.

www.arin.net

ASIET

ASIET é a Asociación Iberoamericana de Centros de Investigación y Empresas de Telecomunicaciones (Associação latino-americana de centros de pesquisa e empresas de telecomunicação), uma organização privada sem fins lucrativos criada em 1982 formada por mais de 50 operadores de telecomunicações da América Latina, inclusive empresas públicas, privadas, multinacionais e locais. Essa diversidade garante a representatividade significativa de todo o setor.

http://asiet.lat/

CANTO

CANTO é a Associação Caribenha de Organizações Nacionais de Telecomunicações. Sua missão é facilitar o desenvolvimento de soluções de ICT para beneficiar seus membros e outras partes interessadas na região do Caribe.

www.canto.org

CARIBNOG

O Caribbean Network Operators Group (CaribNOG) é uma excelente comunidade de operadores de redes dedicada ao intercâmbio de informações técnicas e experiências relacionadas com a gestão das redes IP na região do Caribe.

www.caribnog.org

CARICOM

CARICOM é a Comunidade do Caribe. Em 1972, os líderes da comunidade caribenha presentes na VII reunião de chefes de governo decidiram transformar a CARIFTA (Associação Caribenha de Livre Comércio) em um mercado comum, estabelecendo a Comunidade do Caribe.

www.caricom.org

CEPAL

A CEPAL é uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas e sua sede está em Santiago do Chile. Foi fundada para contribuir ao desenvolvimento econômico da América Latina, coordenar as ações encaminhadas à sua promoção e reforçar as relações econômicas dos países entre si e com as outras nações do mundo. Posteriormente, seu trabalho foi ampliado aos países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social.

www.cepal.org

CTO

Organização de Telecomunicações da Commonwealth

www.cto.int

CTU

CTU é a União de Telecomunicações do Caribe. A missão da CTU é "em parceria com os membros, criar um ambiente para otimizar o retorno dos recursos de ICT para beneficiar as partes interessadas".

www.ctu.int

ECOM-LAC

A Federación Latinoamericana y del Caribe de Internet y el Comercio Electrónico (Federação latino-americana e do Caribe para Internet e comércio eletrônico) é uma organização que promove o desenvolvimento de ICTs e comércio eletrônico na região.

www.ecomlac.org

ECTEL

O órgão responsável pela telecomunicação no Caribe Oriental

www.ectel.int

ICANN

A ICANN foi formada em 1998. Ela é uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos com participantes do mundo todo dedicados a manter a segurança, a estabilidade e a interoperabilidade da Internet. A ICANN coordena os identificadores exclusivos (nomes e números) em todo o mundo. Por meio de sua função de coordenação do sistema de nomenclatura da Internet, ela tem um impacto importante na expansão e na evolução da Internet.

www.icann.org

Sociedade da Internet

A Sociedade da Internet (sede regional para América Latina e Caribe) é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada em 1992 para garantir o desenvolvimento, a evolução e o uso aberto da Internet para beneficiar todas as pessoas do mundo.

www.internetsociety.org

LAC-IX

LAC-IX é a Associação de Operadores de Pontos de Tráfego da Internet para América Latina e Caribe, uma entidade criada em 2011 para fortalecer a interconexão regional.

lac-ix.org/index

LACRALO

A LACRALO (Organização Regional At-Large da América Latina e Caribe) é uma organização que oferece notícias, recursos importantes e meios interativos para compartilhar informações, voltados para usuários finais da América Latina e do Caribe interessados no trabalho realizado pela ICANN e na formação do futuro da Internet.

http://atlarge.icann.org

LACTLD

LACTLD é uma organização sem fins lucrativos que reúne administradores de domínios de primeiro nível com código de país da América Latina e do Caribe, bem como administradores de outras regiões com vínculos nesse continente, além de coordenar as políticas e estratégias para o desenvolvimento de nomes de domínio em nível regional.

www.lactld.org

OEA

Organização de Estados Americanos

www.oas.org/es/

OECS

Organização de Estados do Caribe Oriental

www.oecs.org

OOCUR

Organização de regulamentadores de serviços de utilidade pública do Caribe

www.oocur.org

Red CLARA

A Red de Cooperación Latino Americana de Redes Avanzadas (Rede de cooperação latino-americana de redes avançadas) desenvolveu e opera a única rede avançada de telecomunicações para a pesquisa, a inovação e a educação na América Latina.

www.redclara.net