Sobre a ICANN

O que é a ICANN?

A ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) é responsável pelo gerenciamento e pela coordenação do DNS (Sistema de Nomes de Domínio) a fim de garantir que cada endereço seja único e que todos os usuários da Internet possam encontrar todos os endereços válidos. Para isso, a ICANN supervisiona a distribuição de endereços e IP e nomes de domínio exclusivos. Ela também garante que cada nome de domínio seja associado ao endereço IP correto.

A ICANN também é responsável por credenciar registradores de nomes de domínio. “Credenciar” significa identificar e definir padrões mínimos para o desempenho de funções de registro, reconhecer pessoas ou entidades que atendam a esses padrões e firmar um contrato de credenciamento que disponha as regras e os procedimentos aplicáveis à provisão de Serviços de Registrador.

Quotes icon

A função da ICANN é muito limitada e não inclui a responsabilidade por muitos problemas associados à Internet, como transações financeiras, controle de conteúdo, spam (e-mails comerciais não solicitados), jogos on-line, e proteção e privacidade de dados.


Qual é a função da ICANN?

Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você digita um endereço em seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser exclusivo, para que os computadores possam se encontrar. A ICANN coordena esses identificadores exclusivos em todo o mundo. Sem essa coordenação, não teríamos uma Internet global.

A ICANN foi formada em 1998. Ela é uma corporação sem fins lucrativos com pessoas do mundo todo dedicados a manter a segurança, a estabilidade e a interoperabilidade da Internet. Ela promove a concorrência e desenvolve políticas para os identificadores exclusivos da Internet.

A ICANN não controla o conteúdo na Internet. Ela não pode deter as atividades de spam e não é responsável pelo acesso à Internet. No entanto, por meio de sua função de coordenação do sistema de nomenclatura da Internet, ela tem um impacto importante na expansão e na evolução da Internet.

Saiba mais sobre a ICANN aqui.
O que é o sistema de nomes de domínio

O sistema de nomes de domínio ou DNS é um sistema desenvolvido para tornar a Internet acessível para os seres humanos. O principal método utilizado pelos computadores que formam a Internet para se encontrar é através de uma série de números, cada um deles (chamados "endereços IP") relacionado a um dispositivo diferente. No entanto, é difícil para a mente humana memorizar longas listas de números. Por isso, o DNS usa letras em vez de números e vincula uma série precisa de letras a uma série precisa de números.

O resultado final é que o site da ICANN pode ser encontrado em "icann.org" em vez de em “192.0.32.7” – que é como os computadores da rede o conhecem. Uma vantagem desse sistema (além de facilitar muito o uso da rede para as pessoas) é que um determinado nome de domínio não precisa estar vinculado a um determinado computador, pois o vínculo entre um domínio e um endereço IP pode ser alterado de forma rápida e fácil. Essa alteração é reconhecida por toda a Internet dentro de 48 horas graças à atualização constante da infraestrutura do DNS. O resultado é um sistema extremamente flexível.

O nome de domínio em si contém dois elementos: antes e depois "do ponto". A parte à direita do ponto, como "com", "net", "org" e assim por diante, é conhecida como domínio de primeiro nível ou TLD. Em cada caso, uma empresa (chamada de registro) está encarregada de todos os domínios que terminam com um TLD específico e tem acesso a uma lista completa de domínios com esse nome e também aos endereços IP aos quais esses nomes estão associados. A parte anterior ao ponto é o nome de domínio que pode ser registrado e usado para fornecer sistemas on-line, como sites, e-mails e assim por diante. Esses domínios são vendidos por vários "registradores", que têm liberdade para cobrar o valor que quiserem, embora precisem pagar uma taxa determinada ao registro em nome do qual o domínio será registrado.

A ICANN firma contratos com cada registro. Ela também oferece um sistema de credenciamento para os registradores. Esses contratos proporcionam um ambiente consistente e estável para o sistema de nomes de domínio e, portanto, para a Internet.

Resumindo, o DNS fornece um sistema de endereços para a Internet para que as pessoas possam encontrar determinados sites. Ele também é a base para os e-mails e outras aplicações on-line.


Sobre a equipe da ICANN para América Latina e Caribe

A equipe da ICANN para a região da América Latina e Caribe é formada pelos seguintes membros:


De la Parra, Rodrigo

Vice-presidente para América Latina e Caribe

Rodrigo.delaparra@icann.org

Daniels, Albert

Gerente de participação para o Caribe

Albert.daniels@icann.org

Dans, Alexandra

Chefe de comunicação, América Latina e Caribe

Alexandra.dans@icann.org

Fink, Daniel

Gerente de participação para o Brasil

Daniel.fink@icann.org

Saucedo, Rodrigo

Gerente de projetos

Rodrigo.saucedo@icann.org